COMBO HIT!

Para quem é mais do que GAMER

Video games são maduros?

A industria dos vigeogames, no meio do entetenimento, é a que mais evoluiu e cresceu nesses ultimos anos,  - até mais do que o cinema - mas ainda é considerada por muitos como algo infantil , mas ao contrário do que as pessoas pensam, a industria dos games evoluiu muito desde seu nascimento, e não está longe de alcançar o nível de maturidade do cinema, por exemplo. Jogos como Metal Gear Solid, Grand Theft Auto IV e Heavy Rain são os maiores exemplos de como os games estão deixando de ser um brinquedo, e se tornando uma manifestação cultural.

Alguns anos atrás, eu estava jogando Shadow of The Colossus no PS2, até que chegou meu pai sentou do meu lado e começou a observar o jogo. Depois de alguns minutos de silêncio com o personagem e o seu cavalo andando pelas belas paisagens desérticas do jogo, meu pai já enjoado, olhou para mim e perguntou.
- Afinal, qual é o sentido desse "joguinho"?
Então eu expliquei para ele, que o personagem está buscando despertar a garota Mono, então bravamente ele sai em busca dos 16 colossus apenas com uma espada mágica, um arco e seu único amigo, o cavalo Agro, depois comecei a falar de quão o jogo é artistico cheio de simbolismos e lições.
Mesmo depois de toda minha explicação empolgada, ele simplismente respondeu.
- E qual é a graça de passar horas cavalgando por ai?

E na verdade, essa é a visão da grande maioria das pessoas que não jogam videogame, elas ainda o consideram como uma "diversão casual",  eles não percebem que os games estão se tornando mais maduros na mesma proporção que estão evoluindo técnicamente. Pong, um dos primeiros jogos criados consistia em duas varetas que tinham que evitar que um quadrado ultrapassasse sua linha do gol. Heavy Rain, jogo ainda para lançar esse ano, tem a maior parte de seu foco no enredo, conta a história de 4 pessoas normais envolvidas direta ou indiretamente umas com as outras, estão em busca (com seus motivos cada um) de um maniaco que mata crianças e coloca uma espécie de origami de papel, dai vem seu nome de "Origami Killer", o jogo conta com cenas de violência, sexo e nudez, tudo isso para valorizar a narrativa.

Sentiu a diferença? Os grandes jogos hoje em dia não buscam apenas "entreter", como era há 20 anos atrás, eles tem que trazem algo a mais (pelo menos, em sua maioria). GTA IV, por exemplo ao lado de Silent Hill 2 e Bioshock é o auge narrativo dos games, sua ousada crítica ao "sonho americano" caracteriza o nível em que poucos filmes conseguiram alcançar
 
 O fato é que: Videogame há tempos deixou de ser brincadeira de criança, e se tornou entretenimento adulto (não no sentido de filmes pornôs), essa afirmação ganha mais força se olharmos para o fato que a maioria dos jogos da atualidade vem com um selo +16 ou Mature. Modern Warfare é um bom exemplo de como as pessoas não estão acostumadas com a maturidade dos jogos atuais Em uma missão chamada "No Russians", o jogador junto com um grupo terrorista invade um aeroporto russo e tem como objetivo eliminar todos os inocentes que se encontram no aeroporto, realmente muito impactante, mas o péssimo Rambo IV, conta com cenas de bebês sendo arremessados em fogueiras e crianças mortas a golpes de baionetas. Qual foi a repercussão disso? O cinema foi amaldiçoado como os games, depois que esse filme chegou à mídia

Enfim, o videogame ainda é uma arte (Seria mesmo uma arte? Discuriremos isso em uma outra ocasião) jovem, as pessoas não estão acostumadas a tratá-lo como tal, mas é inegavel que já ocupa um lugar de grande destaque na area do entretenimento.


0 comentários:

Postar um comentário

Sejam espertos, mantenham o nível alto e evite mudar o foco da notícia =)

ad

Labels